Cantinho 25/04/11


Olá pessoal !!!
      Estou aqui mais uma vez, como muitos sabem sou Renata Melo, responsável por esse espaço ‘‘Cantinho’’, e sempre estarei aqui com muita honra para dar continuidade às diquinhas da semana, espero que tenham gostado do que foi ministrado na semana passada, como disse quero respostas sobre as receitinhas se deram certo, ou, se não deram, enfim, enviem as dúvidas se tiverem algumas, e se caso perdeu ou não anotou correto os tutoriais peçam por e-mail, que está logo a baixo, e as enviarei.
             
                                                                             Renata Melo  
                                                             cantinhobyrenata@bol.com.br

      Bom, hoje falaremos sobre Saúde, Como foi passada a páscoa vou falar um pouco dos componentes que em várias casas não faltam nessa época.

Algumas verdades e mitos sobre a famosa tacinha de vinho que faz bem ao coração.
         Muito se propaga a idéia do consumo de vinho tinto seco para redução do risco de doenças cardiovasculares. As afirmativas e indicações nesse sentido são coerentes baseadas em inúmeras pesquisas que mostram que 2 cálices de vinho tinto por dia podem reduzir agregação plaquetária e reduzir o estresse oxidativo endotelial, reduzindo a pressão arterial, a hipercoagulação/ trombose e formação de placas ateroscleróticas, redução do colesterol sanguíneo e alguns outros fatores menores. Entretanto, vinho continua tendo alta concentração de etanol, o que pode desencadear vício em pessoas predisponentes, além de que é comum observar na prática, nos pacientes com hábito diário do vinho, hipertrigliceridemia e adiposidade abdominal, o que se justifica pelo alto índice glicêmico do vinho; além disso, álcool é um forte contribuinte para a hiperuricemia e outras doenças. Portanto, prefira ir à fonte, ou seja, nas uvas roxas e pretas, se certificando que os compostos fenólicos, resveratrol, e outros compostos presentes na uva, estão na mesma concentração nos sucos de uvas como nos vinhos, inclusive de uvas brasileiras. E vamos além: misturar suco de uva batido com maçã e morango aumenta o teor de antiinflamatórios do suco além de carotenóides anticarcinogênicos, caso do licopeno do morango. E bater vinho com morango e maçã, não acredito que seja uma boa opção dietética, pensando em palatabilidade.

P.S: Use sucos de uva integrais, preferência de garrafas de vidro, sem agrotóxicos e conservantes. Não foi citado a cima os Flavonóides, eles têm a função de antioxidantes e propriedades antiinflamatórias e não só estão presentes nas uvas, mas em chás, vegetais, raízes etc.

Como podemos abusar do chocolate na forma benéfica a saúde?
    O chocolate faz bem a saúde sim, mas em quantidade moderada, pois se tem muita caloria e muita gordura.
   Antes de falarmos como ministrar o seu consumo, vamos apontar algumas estatísticas sobre essas guloseimas irresistíveis. Em termos de Estado a Bahia é a maior consumidora de chocolate do país, os brasileiros preferem o clássico chocolate ao leite, e as mulheres são as maiores consumidoras.
    Conhecido como um dos maiores prazeres da vida questiona-se qual o melhor chocolate a ser consumido. O chocolate amargo é o que faz bem, ele contém mais massa de cacau, isso nos da 70% de cacau em sua composição, quanto mais massa de cacau tiver, mais benefícios ele terá, já o chocolate branco ele não contém cacau, sem benefícios, é feito de leite e engorda muito.
     As substâncias contidas no chocolate são diversas, mas uma delas é o triptofano, vai liberar no cérebro a seretonina que regula o ‘‘humor’’, deixando mais disposto, além desse existe a feniletilamina que é responsável pelo aumento dos batimentos cardíacos e dar sensação de ‘‘paixão’’, a anandamina, que dá sensação de ‘‘prazer’’, a teobromina que estimula o coração e diminui a pressão sanguínea, por último os flavonóides que diminuem os riscos de infarto e derrame, como já foram citados acima. Em relação a seu consumo diário é revelado que quem se cuida pode comer até 50g por dia.
P.S [1]: Os chocolates diet na sua maioria por conterem menos açúcar, eles engordam mais, pois contém mais gorduras são mais calóricos que os normais, são mais um tipo enganador para diabéticos.
P.S [2]: Nas embalagens de chocolates informam se contém mais massa de cacau ou se contém a manteiga do cacau, quanto menor for o teor da manteiga mais saudável será o chocolate.
Benefícios do Peixe à nossa saúde.
     O peixe é um alimento maravilhoso que deveria fazer parte das nossas refeições semanalmente, é um importante aliado para quem quer manter uma dieta saudável devido ao seu baixo teor de gordura saturada, mas apesar de seus benefícios o peixe não faz parte do cardápio dos brasileiros, pelo menos não na freqüência que deveria, seja pela questão de preço, praticidade no preparo ou mesmo por uma questão de paladar o peixe não é muito consumido. Vamos conhecer um pouco mais desse alimento considerado tão saudável e benéfico, o que o seu consumo pode fazer pela nossa saúde e quem sabe assim não mudamos o conceito e passamos a consumir mais peixe.
     Consumi-lo no lugar de carne vermelha ou de ave é importante quando o assunto é a 
saúde do coração e dos vasos sanguíneos, pois o peixe possui vários nutrientes como os ácidos graxos essenciais e é rico em ômega 3 que promovem a limpeza das artérias, evitando a formação de coágulos de sangue que podem levar a um infarto ou a um derrame, reduzem os níveis de triglicerídeos e pressão sanguínea, estabiliza a atividade elétrica do coração evitando assim batimentos cardíacos desregulares.
Além desses benefícios ao coração o ômega 3 apresenta também propriedades antiinflamatórias o que contribui para o 
alívio nos sintomas nos casos de artrite reumatóide, aterosclerose, bronquite e asma, por tudo isso especialistas recomendam o consumo de duas a três porções generosas de peixe por semana.
     Para todas que sentem aquela “preguicinha” em comprar peixe fresco, limpá-lo e prepará-lo e não querem perder mais os benefícios oferecidos pelo ômega 3, saibam que os peixes enlatados como sardinha, atum, salmão, podem oferecer os mesmos ácidos graxos encontrados nos peixes frescos.
Convenceram-se dos benefícios de uma alimentação rica em peixe? Então é só investir nesse tipo de alimento, quem agradece é nossa saúde.
P.S: Para não consumir a sardinha enlatada, que de um jeito ou de outro contém conservantes aqui vau uma super diquinha de como obter uma sardinha mais saudável e bem mais saborosa.
Ingrediente:
 1 kg de filé de sardinha
8 tomates maduros sem pele e sem semente (picados em cubos)
1 pimentão verde cortado em tiras
2 cebolas cortadas em anéis
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de azeite
Limão
Salsa picadinha
Sal
Modo de preparo:
1 Tempere as sardinhas com limão e sal
2 Comece a arrumar em camadas finas na panela de pressão: tomate, cebola, alho, salsa, pimentão e sardinha, até terminar todos os ingredientes
3 Por último, derrame o azeite
4 Feche a panela e acenda o fogo
5 Quando começar a apitar, abaixe o fogo e desligue após 10 minutos
6 Abra a panela só depois que sair toda a pressão
7 Pode ser servido quente com arroz e salada
8 Pode ser servido frio com torradas e pão.

P.S: Sabemos que os óleos têm seus pontos de queima, o azeite tem o seu específico, então, para que a gordura in-saturada do azeite não se torne saturada usem o azeite extra virgem de preferência, se puderem usem um pouco de manteiga, como a manteiga e o azeite tem pontos de queima diferentes, o azeite estabiliza a temperatura da manteiga fazendo com que ela demore muito mais para queimar, e a manteiga por sua vez ajuda o azeite a dourar o peixe, acrescentando um sabor incrível.

       Bom, vou me despedindo e de antemão agradecendo a presença de todos que nos visitam aqui no ‘‘Cantinho’’ By Renata Melo, espero que tenham gostado das diquinhas da semana e aguardo a todos nesse mesmo local com as super ultra MEGas informações de saúde, beleza e culinária.

          Tchau Tchau  εïз *´¨)
                                   ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
                                  (¸.•´ (¸.•`
* εïз        Otima semana a todos !!                                                           Sl.   112: 1: Feliz é o homem que teme ao SENHOR, E em seus mandamentos se deleita sobremaneira.
                                                                      By Renata Melo  

Web Rádio

Web Rádio

Compartilhe esta Página