Nivelando pelo alto – sobre homens e mulheres

“Quero, entretanto, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo... No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.”( I Coríntios 11.2-16)
  À luz da ordem natural – Cultural – sempre chegarei a conclusão de que o homem está acima da mulher.
  Contudo, é antiquado isso acontecer; é preconceituoso, mesmo quando a mulher se faz e me faz entender como ser mais frágil. Contudo, a cultura sempre nos nivelará pela tradição. Os humanos se nivelarão pelo poder.
  O mundo sempre sofreu com a disputa pelo controle. Quem mais controla mais pode. O homem sempre achou que tem o direito de controlar a mulher; a mulher, por sua vez, sente-se no direito de buscar o controle do homem. Enfim, a sede do poder é insaciável.
  Mas em Cristo não há quem pode mais. Em Cristo há quem renuncia mais. Conhecer Jesus implica renunciar o direito de poder tudo e tomar para si o dever de amar; deixar o poder de mandar e viver o simples obedecer. Renunciar o direito dos mandantes pela cultura da comunhão e pelo sonho não utópico da igualdade. Tudo converge em Cristo, nada é de ninguém, tudo é de Cristo. Ele pode, Ele é maior, Ele manda/ama.
  Jesus disse que nós faríamos coisas maiores do que as que Ele fez. Pois bem, Jesus foi um dos homens que mais curou e expulsou demônios, foi um homem de muita fé, e tudo mais que enche nossos olhos. Contudo, mais do que qualquer outra coisa, Ele renunciou a si mesmo, seus direitos... Sua vida. Renuncie mais seu direito, ame mais. Jesus fez tudo o que fez baseado no amor, não no status, não no temor dos homens, mas simplesmente no/por amor!
  Nossa missão é fazer coisas maiores do que Jesus fez, então, Ele se deu pelos outros, renunciou seus direitos pelos outros, perdoou os imperdoáveis e por fim deu a sua própria vida. O que você pode fazer que seja uma obra maior do que a de Jesus. Lembre-se: Ele mesmo disse que nós faríamos coisas maiores que Ele!
I Coríntios 11.2-16
Paz!


Amilton Joaquim
Casado com Alba Aureliano
Missionário e Vice presidente da JOCUM Maceió
Estudante de Relações Públicas na UFAL
e Membro da 1ª igreja Batista em Satuba - AL